Arteterapia de abordagem junguiana: o uso da música no setting terapêutico
Esse é o titulo da minha monografia de arteterapia de abordagem junguiana, concluído em 2022 pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (IJEP).
E aqui está o link para sua leitura na integra: https://drive.google.com/file/d/1zyHdzHLzwvEJE_8JFCEtmzemiFaD4Mgo/view?usp=drive_link
RESUMO
A presente pesquisa aborda a importância indescritível da música no desenvolvimento humano – desde o útero materno até o útero da terra, levando em conta também sua importância para a coletividade. E, devido a tal fato, a possibilidade de ser um grande instrumento no processo de individuação, ou seja, um ótimo recurso para agregar as técnicas aplicadas no setting arteterapeutico. Tudo isso é abordado levando em conta a teoria de Carl Gustav Jung, a psicologia junguiana, justificando o uso da música na analise a partir de conceitos postulados nas obras completas, como: inconsciente coletivo e pessoal; arquétipos; complexos; símbolos; consciência; individuação; entre outros. Essa é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que pretende também contribuir e incentivar para a amplitude das pesquisas referentes a música dentro da área junguiana, uma vez que esse não é um tema que entra em voga nas obras de Jung, especialmente se comparado a outras expressões artísticas.
Palavras chave: Música, Expressão Inconsciente, Arteterapia, Psicologia Analítica.
Comentários
Postar um comentário